Manual da Madeira

 

Este documento é um termo que trata das condições relacionadas a compra de produtos da nossa empresa. 

Leia atentamente esse documento, a assinatura do mesmo dará a ciência e conhecimento das condições comerciais.

 

Do Manuseio, Armazenamento e Utilização 

 

1•  A madeira deve ser mantida abrigada do sol, da chuva e da umidade. 

2•  As madeiras podem apresentar dilatação ou contração de acordo com as condições climáticas, especialmente aquelas com baixa densidade como o pinus (natural ou tratado/autoclave*) e eucalipto. 

3•  As espécies de Pinus, Eucalipto e Autoclave são produzidas respeitando as condições naturais das Madeiras, ou seja, NÃO são produtos industrializados e podem apresentar rachaduras, fungos, mofos, torções, entortamento, nós caídos, buracos, entre outras características naturais dessas madeiras. Todos nossos produtos são selecionados e passam por 3 critérios quantitativos e qualitativos em seu processo, porem existem diversas variáveis que podem alterar o estado e a forma do produto, como transporte, armazenamento, manuseio, utilização, condições climáticas, dentre outras interferências. Ambas madeiras são as mais simples e baratas e destinam-se a muitas finalidades, você deve consultar seu profissional de confiança e estar ciente e de acordo com essas possibilidades que o produto pode ter.

4•  Por causa dessas dilatações e contrações, todas as madeiras podem apresentar variações de cerca de 1 cm nas bitolas. 

5•  O uso dos produtos deve seguir as recomendações da ABNT (Assoc. Bras. de Normas Técnicas). 

6•  O uso das madeiras deve ter o acompanhamento de um profissional da área (técnico, engenheiro, arquiteto, etc.). 

7•  Cada tipo de madeira exige acessórios específicos (tintas, pregos, parafusos e outros). Madeiras fixadas com pregos e parafusos inadequados ou pintadas com tintas inadequadas podem não apresentar os resultados esperados de aparência estética, fixação ou resistência. 

8•  Para evitar a quebra da madeira, coloque-a em superfícies planas e sem contato direto com o chão.  Não queime sobras de madeiras tratadas (autoclave), pois a fumaça liberada por elas é tóxica. 

9•  É altamente indicado o uso de terminais anti-racha nas madeiras roliças (também chamadas de “troncos” ou “paus”). 

10•  Recomendamos cuidado no manuseio das madeiras, pois até mesmo as plainadas podem liberar farpas. 

11•  Certos tipos de nós eventualmente podem liberar resina ou se soltar e cair com impactos, no manuseio da madeira ou até mesmo sozinhos, com o passar do tempo. Consulte um vendedor a respeito do tipo de nós da madeira que você está adquirindo. 

12•  Mesmo as madeiras de autoclave ditas “sem nós” podem apresentar brotos ou inícios de nós com até 2 cm de diâmetro. 

13•  A madeira de angelim pedra pode apresentar eventualmente furos pequenos e rasos criados por brocas. Diferentemente dos furos de cupim, estes não prejudicam em nada a qualidade e/ou a estrutura interna da madeira. 

14•  Madeiras vendidas em metros quadrados (m2) tem a quantidade calculada sempre com 5 mm a mais na sua largura. 

15•  Madeiras roliças tratadas não podem ser cortadas, pois o corte delas expõe a madeira sem o tratamento. Assim, adquira as peças já do tamanho necessário (consulte os tamanhos disponíveis). As madeiras roliças podem variar 1cm para mais ou para menor no seu diâmetro. Exemplo: vigas roliças de 9d, podem chegar na casa do cliente de 8d até 10d, e assim por diante.

16•  Recomendamos que cada tipo de deck seja usado para seu fim específico. Assim, o chamado "deck piso" (3 cm de espessura) é mais recomendado para uso no piso/chão, enquanto o "deck parede" (2 cm de espessura) é mais recomendado para paredes, fachadas, etc. 

17•  Não é indicada a criação de estruturas como pergolados nem mesmo com projeto e implantação devidamente supervisionados por um profissional, pois devido às características naturais da madeira é muito comum (e quase inevitável) esse tipo de estrutura apresentar problemas e deformações. 

18•  Toda madeira – mesmo as de tamanhos pequenos – precisa ser sempre pregada/fixada em pelo menos 3 pontos no sentido do comprimento. 

19•  Pregos e parafusos devem ser fixados sempre pelo menos 2 cm distantes das bordas/extremidades das madeiras. 

20•  Não use, em estruturas de madeira, vãos livres ou espaçamentos muito grandes entre as partes fixadas (parafusadas ou pregadas), porque a madeira "trabalha", ou seja, ela se expande, contrai e deforma, podendo causar problemas estruturais no trabalho. Na maior parte dos casos, nós recomendamos distâncias de no máximo 35 cm. 

21•  Não deixe as madeiras (mesmo as tratadas) em ambientes úmidos ou pouco ventilados ou expostas às intempéries. Caso seja necessário ou inevitável, use sempre produtos para proteção/conservação da madeira, com manutenção periódica. Esses cuidados não deixarão a madeira totalmente imune à umidade, mas irão amenizar muito o problema. 

22•  A exposição à umidade permanente ou extrema (submersão ou uso em áreas permanentemente molhadas) invalida o tratamento das madeiras tratadas. 

23•  As madeira de Pinus Autoclave são tratadas com 4kgIA/m3 (veneno), sendo sua eficácia consagrada para o Uso fora do contato com Solo.

24•  As madeira de Eucalipto Autoclave são tratadas com 6,5kgIA/m3 (veneno), sendo sua eficácia consagrada para o Uso em contato com Solo.

25•  A garantia fornecida pela nossa empresa é de 10 anos, respeitada todas as normas técnicas deste Manual.

26•  As portas de madeira da linha Duratree não podem ser expostas à umidade, mesmo os modelos externos. Esses modelos são para uso “externo” no sentido de uso no acesso à habitação, mas não podem ficar em ambiente externo desprotegido, expostas às intempéries. 

27•  Madeiras usadas em paredes, chão e revestimentos em geral (frontais, decks, assoalhos, etc.) devem obrigatoriamente passar por uma manutenção a cada 6 meses ou 1 ano. Essa manutenção consiste na troca das madeiras que sofreram avarias nesse período (rachaduras, descolamento de nós, eventuais apodrecimentos) e uma nova aplicação de uma camada de proteção (tinta, verniz ou stain). 

28•  Os manuais dos produtos fabricados por terceiros e adquiridos em nossas lojas, quando não forem entregues em mãos, estarão disponíveis via Internet, nos sites dos fabricantes. 

29•  Os produtos com o termo “comercial e popular” no nome são produtos de qualidade inferior aos seus equivalentes, vindo daí o seu preço mais baixo. 

30•  Os Pedidos de Venda emitidos que são sob-encomenda com Fornecedores, podem ocorrer atrasos na entrega por conta de época ou períodos muito chuvosos e com alta umidade, isso porque muito dos nossos produtos estão suscetíveis as condições do clima para secagem.

 

(*) Madeira tratada ou “de autoclave” é aquela que passa por um tratamento químico sob pressão em autoclave para prevenir sua deterioração, tornando-a mais resistente à ação de fungos e insetos (brocas e cupins) e aumentando sua vida útil. O tratamento, no entanto, previne apenas a deterioração, não interferindo em outras características naturais da madeira como sua tendência a rachar, entortar, trabalhar, soltar nós, etc.

 

Da Política de Trocas e Devoluções 

 

31•  É indispensável que o cliente sempre confira previamente todos os produtos entregues e suas quantidades antes de assinar o recibo de entrega, não sendo aceitas reclamações posteriores a respeito de qualquer anormalidade (como falta de produtos). 

32• O cliente poderá solicitar troca, devolução ou cancelamento do seu pedido dentro de um prazo de 7 (sete) dias, respeitadas as exigências citadas neste termo, sendo os custos do transporte do pedido responsabilidade do cliente.

33• O cliente poderá solicitar troca, devolução ou cancelamento do seu pedido dentro de um prazo de 30 (trinta) dias, respeitadas as exigências citadas neste termo, quando um produto apresentar vício ou defeito aparente.

34•  As peças em que forem realizados algum tipo de serviço sob encomenda como corte, plaina, boleado, encaixe, lixa, galopa, etc não poderão ser cancelados, trocados ou devolvidos, exatamente por seu caráter de exclusividade e único.

35•  Não será aceita a troca ou devolução de madeiras com respingos de reboco, pintura, perfurações e marcas/furos de pregos e/ou parafusos. 

36•  Não será aceita a troca ou devolução de madeiras não usadas por conta de erros de cálculo do carpinteiro ou responsável pelo projeto ou obra. 

37•  Os produtos fabricados sob encomenda (sigla SE) como Aberturas (Portas e Janelas), Artefatos de Madeiras, entre outros produzidos de maneira personalizada e exclusiva não poderão ser cancelados, trocados ou devolvidos, exatamente por seu caráter de exclusividade e único.

38•  É indispensável, no ato da troca ou devolução, a apresentação da nota ou recibo. 

39•  Quando a madeira não atender as expectativas do cliente, a troca deve ser solicitada no ato da entrega, conforme o código de defesa do consumidor, e desde que fique caracterizado que o produto tem algum tipo de defeito ou vício. Entretanto há que se respeitarem as características naturais da madeira. Por exemplo, a madeira de pinus tem nós e pode apresentar rachaduras ou fissuras. As madeiras de cambará e angelim podem apresentar curvas ou entortamento. Essas são características naturais da madeira e não podem ser consideradas como defeitos ou vícios. 

40• A restituição dos valores será realizada mediante devolução do material adquirido. Nos casos de produtos entregues através de transportadoras, será OBRIGATÓRIO o recebimento do produto no Centro de Distribuição, para fins de conferência, e a partir deste momento será realizada a restituição do valor ao cliente.

41• Os valores de Pedidos pagos e cancelados serão ressarcidos ao cliente dentro de um prazo máximo de 30 dias, contados da data da chegada do material nas dependências da empresa.

42• No caso de pagamento do pedido, e posterior cancelamento do mesmo, o cliente não fará jus a nenhum tipo de atualização do valor, sendo devolvido o valor literal que foi pago pelo pedido. 

43•  Há madeiras que possuem garantia determinada pelo fornecedor, como as madeiras de autoclave. No entanto, essa garantia é somente contra agentes biológicos que causam apodrecimento e não envolve questões como a quantidade de nós ou quebra.

 

Do Transporte por terceiros

 

44•  A distância máxima de descarregamento do material no endereço do cliente, será de 10 metros. Não entregamos material em andares superiores, seja de apartamento ou casas.

45•  A entrega é realizada para todo o Brasil, e o serviço de terceiros (transportadoras) é utilizado para a realização de algumas entregas. 

46•  Caso a entrega não seja realizada na 1° tentativa, a transportadora cobrará o valor de 50% do valor da entrega, para que a mesma seja realizada novamente. 

47•  O cliente deve verificar a mercadoria possui alguma avaria (defeito) no momento da entrega, caso possua notificar o entregador e ESCREVER/ NOTIFICAR a informação na Nota fiscal, após realizar  informar sobre a avaria, nos enviar via e-mail/ WhatsApp 48 40429999, fotos e vídeos com a quantidade de peças que chegaram com defeito.

Se o processo não for realizado, não conseguimos fazer reposição ou realizar o ressarcimento. 

48• Se o procedimento não for realizado, PRINCIPALMENTE nas entregas que a distância é de mais de 50 quilômetros do endereço da VENDEDORA, não será possível realizar a reposição das peças ou realizar o ressarcimento dos valores pagos. 

Importante: As peças com avarias não poderão ser usadas e não podem conter pregos, tinturas etc.

49•  Para clientes que estão situados fora do estado de Santa Catarina, e caso o seu pedido de venda seja objeto de diferença de alíquotas interna e interestadual do ICMS, conhecido como Diferencial de Alíquota ou DIFAL, no momento do transporte do mesmo, o pagamento do imposto ficará a cargo do cliente. Que deverá pagar o tributo para ter seu produto liberado para a entrega.

50•  Os pedidos de Venda que tiverem negociação de frete de terceiros(transportadoras terceirizadas) poderão sofrer alteração no valor do frete, em virtude de atualização de tabela de preço quando for feito o carregamento. Isso ocorre quando há uma diferença grande entre o dia da Compra/Pagamento e data do Carregamento da Mercadoria.

51•  Os pedidos enviados através de transportadora/freteiros terceirizados, poderão sofrer atrasos na entrega de algum pedido, tendo em vista, que tal serviço, como próprio nome diz é terceirizado, feito por agentes que não são colaboradores ou vinculo com a nossa empresa. A Santos Madeiras apenas faz o intermédio da relação de compra/serviço entre cliente e transportadora, como fica caracterizado na cobrança de frete a parte no pedido de Venda, ou seja, a modalidade de contratação do frete é FOB.

52•  Também, como as circunstancias anterior, a entrega de Pedidos que dependem de produção a ser encomendada a fornecedores, ou seja, produtos que a Santos Madeiras não possuem em estoque, estão sujeitas a possíveis atrasos na entrega por problemas decorrentes do processo produtivo considerando que condições climáticas, disponibilidade de matéria prima, alta demanda como fatores que interferem diretamente em possíveis atrasos no cumprimento dos prazos dos Fornecedores.

53•  A depender da localidade da entrega, a transportadora poderá cobrar uma Taxa de Difícil Acesso, caso a mesma identifique que o local de entrega não é de fácil locomoção, como por exemplo, zona rural, locais íngremes/morros, distancia superior em muito a acordada, etc. A taxa varia de acordo com a localidade da entrega, podendo variar a partir de R$90,00, sem limite pois depende do nível de dificuldade do local.

 

Do Geral

 

54• Após o pagamento realizado e o produto disponível no estoque, o cliente terá 30 (trinta) dias para autorizar a entrega. Passado este prazo, o pedido será refeito e atualizado no sistema, com a devida atualização de valores do produto. 

55•  O Pedido de Venda que estiver saldo pendente de pagamento, será informado ao cliente que o mesmo estará pronto para expedição/despacho para Transporte, tendo o cliente até 3(três) dias para efetuar o pagamento. Caso o pagamento não seja feito dentro deste prazo, o pedido de venda poderá ser reajustado com preço da Tabela do dia.

56•  O Pedido de Venda que estiver pago, no total ou parcialmente, e informado ao cliente que o mesmo encontra-se pronto para expedição/despacho para Transporte, e em até 5(cinco) dias o cliente não retirar o referido Pedido de Venda ou não dispuser das informações sobre o local/endereço de entrega, ou até mesmo não tornar disponível o recebedor/conferente no local de entrega, fica acordado ao pagamento de diária de R$50,00 por M3(metro cubico) a titulo de Aluguel de Espaço para guarda das mercadorias.

57•  Os Pedidos de Venda emitidos com itens comprados especificamente com Fornecedores em quantidade superiores de 50m2 ou 50pçs, são considerados itens comprados para atender de forma personalíssima o seu pedido, são Vendas sob-encomenda. Esses pedidos não podem ser cancelados, trocados ou modificados, caso seja irreversível, o cliente concorda previamente ao pagamento de 30% como taxa de cancelamento.

58•  Não nos responsabilizamos por cálculos feito pelos nossos vendedores. Eles são uma cortesia da casa e devem ser considerados inexatos por terem uma visão apenas superficial de suas necessidades. Para exatidão nos cálculos, consulte o profissional responsável.

59•  As partes elegem o foro da Cidade de Palhoça (SC), com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer controvérsias ou elucidação de dúvidas, que surjam, quando da interpretação do presente termo, e os decorrentes de sua execução. 

60•  Leia atentamente as condições acima antes de assinar este documento. Caso não concorde com qualquer um dos pontos acima, você pode se negar a dar seguimento a sua compra, e solicitar sua devolução, livre de qualquer ônus.

 

 

Leia atentamente as condições acima antes de assinar e destacar o recibo. Caso não concorde com qualquer um dos pontos acima, você pode se negar a receber as madeiras e solicitar sua devolução, livre de qualquer ônus.

 

A beleza da madeira é que não existem duas peças iguais!